sábado, 3 de novembro de 2012

Biblioteca Móvel de São João da Boa Vista participa de Seminário na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS)





Cada vez conquistando respeito e ganhando credibilidade, a Biblioteca Móvel de São João da Boa Vista, coordenada pela arte-educadora, Rosângela Nogueira, visita a capital gaúcha, semana que vem (dia 8), para participar do 1º Seminário “O Livro no Meio do Caminho: Encontro de Promotores de Ações de Rua que Incentivam à Leitura”.

O evento faz parte da programação da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS) nas áreas infantil e juvenil. Aberto ao público, o seminário será realizado das 9h às 16h30, na sala de vídeo do Armazém do Cais do Porto, na capital gaúcha.  

Rosângela Nogueira irá ministrar uma palestra ao público presente para explicar os motivos que a levaram implantar o projeto da Biblioteca Móvel no interior de São Paulo. A apresentação ainda contará com a exibição de um vídeo-documentário sobre o projeto, que foi gravado na Praça Coronel Joaquim José, em São João da Boa Vista e na Escola Municipal de Educação Básica Dr. José Marcello de Almeida, em Águas da Prata (SP). Para a produção do material, a Biblioteca Móvel contou com os apoios da Letra Viva e UNIFEOB. 


A maior feira literária da América Latina

Sonia Zanqueta -Coordenadora do Evento

                       Rogério Andrade Barbosa

Fabrício Capinejar
                           
Rô Nogueira

Luis Fernando Veríssimo


                             
Rede de Iniciativo á Leitura

Feira do Livro de Porto Alegre (RS) recebe Biblioteca Móvel de São João da Boa Vista



A arte-educadora Rosângela Nogueira, coordenadora da Biblioteca Móvel, de São João da Boa Vista, estará em Porto Alegre (RS), no dia 8 de novembro, ocasião em que participará do 1º seminário “O Livro no Meio do Caminho: Encontro de Promotores de Ações de Rua que Incentivam à Leitura”. O evento faz parte da programação da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre nas áreas infantil e juvenil. Aberto ao público, o seminário será realizado das 9h às 16h30, na sala de vídeo do Armazém do Cais do Porto, na capital gaúcha.  

O Seminário reunirá profissionais de várias regiões do país para um debate sobre a importância de ações voltadas ao estimulo da leitura em âmbito nacional. Entre os convidados, o Grupo Porto de Palavras – contadores de histórias do Teatro de Arena de Porto Alegre -, que realiza na capital gaúcha, o Piquenique da Leitura; Danilo Furlan, da Cia Manipulando, responsável pelo Piquenique da Leitura de Maringá (PR); e a arte-educadora Rosângela Nogueira, de São João da Boa Vista (SP), que levará ao evento, o projeto Biblioteca Móvel, em atividades desde fevereiro de 2012.

No evento, Rosângela Nogueira irá ministrar uma palestra ao público presente para explicar os motivos que a levaram implantar o projeto da Biblioteca Móvel no interior de São Paulo. A apresentação ainda contará com a exibição de um vídeo-documentário sobre o projeto, que foi gravado na Praça Coronel Joaquim José, em São João da Boa Vista e na Escola Municipal de Educação Básica Dr. José Marcello de Almeida, em Águas da Prata (SP). Para a produção do material, a Biblioteca Móvel contou com os apoios da Letra Viva e UNIFEOB.

O convite para que Rosângela esteja na Feira do Livro de Porto Alegre surgiu durante o 1º Encontro Nacional de Contadores de Histórias de Cuiabá (MT), realizado em setembro deste ano, na capital de Mato Grosso.
“Conheci a Rosângela durante o Encontro e o projeto dela me chamou muito a atenção. Primeiro por ser uma ação voluntária que leva livros para a rua [praças, zona rural, escolas]. Segundo, porque é bem organizado e realmente, estimula as pessoas a participarem”, destaca Rosane Castro, coordenadora do 1º Seminário “O Livro no Meio do Caminho: Encontro de Promotores de Ações de Rua que Incentivam à Leitura”.

Sempre correndo atrás de recursos para manter a Biblioteca Móvel em atividade, a arte-educadora sanjoanense agradece o convite para participar de uma das mais importantes feiras do país. “Fiquei muito feliz por saber que existem pessoas preocupadas com o processo educacional, em especial à leitura. Agradeço a Rosane Castro que me deu a oportunidade de ir a Porto Alegre, para mostrar como é desenvolvido o trabalho da Biblioteca Móvel em São João da Boa Vista e região. Tenho a certeza de que iremos colher muitos frutos por meio deste projeto”, afirma Rosângela Nogueira. 

 Biblioteca Móvel

Implantada em fevereiro de 2012, pela arte-educadora Rosângela Nogueira, a Biblioteca Móvel tem levado arte e cultura tanto para crianças quanto para adultos. Improvisada numa Towner (veículo de pequeno porte parecido com uma Kombi), a Biblioteca Móvel possui um acervo com mais de 1200 livros de categorias diversificadas. Desde a implantação no começo do ano, várias praças da cidade e zona rural receberam a ilustre visita do veículo.  

Para que todas as pessoas tenham acesso à leitura, a Biblioteca Móvel firmou parceria com o Centro Universitário UNIFEOB, por meio do Projeto Laura - voltado aos deficientes visuais. Durante as exibições nas praças, é disponibilizada uma grande quantidade de livros em braille, permitindo aos deficientes vivenciarem o encantado mundo da leitura.
“Praça é um local público. Então é democrático. Vão pessoas de todas as idades, e para promover a inclusão, não tem lugar melhor. E tendo essa parceria com adaptação de livros, as crianças vão se sentir em igualdade de condições para receberem cultura”, afirma a coordenadora do Projeto Laura, Renata Melo.
“A leitura abre as portas para a vida. O projeto é de inclusão. É essencial que os pais estimularem a leitura”, disse o advogado Javer Virga, que sempre leva o filho para acompanhar a Biblioteca Móvel.

Nenhum comentário: