34° Semana Guiomar Novaes
Um olhar diferente para Guiomar Novaes. Uma maneira de expandir informações tão valiosas.
A pianista, no decorrer de sua vida compôs apenas duas peças para piano, sendo estas para crianças. Aos quatro anos de idade descobriu o piano, e no jardim da infância manifestava já seu talento para seus colegas de classe. Aos seis anos sai de São João da Boa Vista e vai para São Paulo onde começa suas aulas com o Prof.Luigi Chiaffarelli . Nesta época já começa a ser reconhecida em salas de concertos, dentro do cenário brasileiro e internacional. Logo seria vizinha de Monteiro Lobato o qual homenageia a garota prodigiosa como “Narizinho, a menina do nariz arrebitado”1920. Um elemento fortíssimo de divulgação da artista sanjoanense dentro do universo da criança. A obra de Monteiro Lobato é levada desde a mais terna idade, como a mais valiosa literatura infantil brasileira. A proposta desta oficina é juntar os elementos. A fantasia e a vida real, a arte e a musica. Com a literatura conseguimos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, com a música despertamos a sensibilidade, esta junção é predominante no desenvolvimento do individuo, na sua capacidade de aprendizado e vivencias culturais. A divulgação da arte de Guiomar Novaes
é imprescindível em nossa sociedade sanjoanese.
LITERATURA
OFICINA: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Coordenação: Rô Nogueira.
MINISTRADAS NAS CIDADES:
São João da Boa Vista,Casa Branca ,Aguaí, Itobi e Santo Antônio do Jardim.
Coordenação: Rô Nogueira.
MINISTRADAS NAS CIDADES:
São João da Boa Vista,Casa Branca ,Aguaí, Itobi e Santo Antônio do Jardim.
A oficina ressalta a importância da narração dos contos , apresentando estudos e técnicas sobre a arte de contar histórias, literatura apropriada e formas de incentivo à leitura.
ARTES PLÁSTICA ARTE ATAQUE
ARTES PLÁSTICA ARTE ATAQUE
Este projeto foi elaborado com o intuito de despertar ou aguçar o interesse pela “Art Attack”. Destacando elementos que permitam focar o potencial criativo de cada um, independentes de que quem faz ter talento ou habilidade. Os conteúdos e sugestões de atividades, aqui apresentadas, representam parte de nossas expressões culturais, agora oferecidas como um ponto de partida para a reformulação ou reconstrução de novas propostas no campo cultural artístico, ora como lazer, ora como manifesto. Se é verdade que toda arte é feita com os meios de seu tempo, a Arte Ataque representa a expressão mais avançada da criação artística atual.
Destacaremos a arte política e cultural de Bansky, bem como suas Big Art Attack, que se encontram pelas ruas de Londres, e a Art Attack divertida de Neil Buchamam.
CULTURA GERAL CULTURA CIGANA |
Com uma cultura milenar e assim mantendo sua identidade, os ciganos revelam grande capacidade de continuar a seguir suas leis e extrema habilidade em desenvolver suas artes. Os mitos quanto a sua cultura e costumes prevalecem por causa da falta de conhecimento e estudos abertos a população. A forte vocação ao nomadismo deste povo, e a tendência à sedentarização de outros povos , ocasiona uma serie de constraste.
Há fatores revelantes que permanecem em todo povo cigano desde a antiguidade que são de consistência espiritual e cultural. Seus comportamentos típicos manifestam uma memória coletiva, ditos como, portadores de uma herança atávica.
Começaremos expondo nesta oficina o mito antes de apresentar as evidências e a conseqüentemente toda sua cultura e suas habilidades artísticas. E só assim sobre a luz do conhecimento que se quebra os preconceitos tão enraizados, além de promover a arte e a cultura. O foco é a diversidade cultural, pois conhecendo a cultura cigana é que aprenderemos a respeitar e admirar seu universo cultural.
Começaremos expondo nesta oficina o mito antes de apresentar as evidências e a conseqüentemente toda sua cultura e suas habilidades artísticas. E só assim sobre a luz do conhecimento que se quebra os preconceitos tão enraizados, além de promover a arte e a cultura. O foco é a diversidade cultural, pois conhecendo a cultura cigana é que aprenderemos a respeitar e admirar seu universo cultural.
Aprendizado teórico específico com prática coletiva.
Iniciando pelo Conceito de Recreação e sua modalidades informando e contextualizando a arte lúdica, percorrendo os caminhos da Psicologia Infantil, da Educação e Formação do individuo. Distribuindo tarefas em grupo, para a interação destes com finalidade de socializar os mesmo numa atmosfera agradável, onde consolida a criatividade. A terceira e quarta etapa estabelece o contato com a música e seu universo, memória auditiva, discriminação sonora, qualidades do som.Com os ritmos daremos iniciação as brincadeiras e jogos cantados.Na quinta e sexta etapa trabalharemos a expressão teatral em sua amplitude, dando vazão a liberdade de comunicação e criação de personagens,como pequenas montagens de textos infantis, previamente selecionados pelos participantes.Confecção manual de fantoches e técnicas de manipulação.Na sétima faremos uma introdução a Pintura Artística Corporal e Facial para a caracterização de personagens bem como desenvolver habilidades motoras.E na ultima etapa criaremos um universo com a junção de todas essas técnicas para enfatizar o quando o lúdico é necessário para o bem estar físico e mental.
|
2 comentários:
A arte diz o indizível;exprime o inexprimível,traduz o intraduzível.
"Leonardo da Vinci"
Rô, parabéns seu Blog está a auto-expressão lutando para ser absoluta."
Beijo.
Ro ta d ++++ adorei, parabéns!!! bj
Postar um comentário